Como andar de trem na Itália

Sem dúvidas o trem é o meio de transporte mais rápido e prático para viajar dentro da Itália. Tudo depende, é claro do seu tipo de viagem. Se a ideia for explorar as cidades pequenas dentro de uma mesma região ou lugarejos mais escondidos, é melhor optar pelo carro. Mas é realmente muito fácil rodar de trem, e para quem tem dúvidas, explico como andar de trem na Itália.

 

Os tipos de trem

Regionale = é o mais simples e geralmente conecta cidades de uma mesma região. A velocidade máxima vai de 90 a 140 km/h e faz diversas paradas, inclusive em estações de cidades pequenas. As tarifas são as mais atrativas.

Intercity = conecta cidades importantes e faz menos paradas. A velocidade chega a 200 km/h

Trens de alta velocidade

Antigamente eram chamados de Eurostar. São modernos, confortáveis, têm ar condicionado, tomadas para carregar bateria, lugar para colocar a bagagem e vagão restaurante. Chegam nas principais cidades italianas. São de 3 tipos:

Frecciabianca = conecta as principais cidades italianas e a velocidade máxima é de 200km/h.

Frecciargento = conecta Roma às principais cidades do nordeste e sul da Itália e a velocidade chega a 250km/h.

Frecciarossa = conecta as principais cidades italianas de norte a sul e é o mais veloz, chega a 300km/h.

como andar de trem na itália

O que escolher, 1 ou 2 classe?

Os trens regionais costumam ter somente a segunda classe, mas a partir do Intercity você pode escolher viajar de primeira ou segunda classe. A diferença de preço é considerável, cerca 30%. A segunda classe é confortável, o padrão é bom, então eu particularmente prefiro economizar. Já viajei de primeira classe, as poltronas são um pouco mais confortáveis, e em algumas categorias de trem, você tem jornal, café e biscoito. Se você for fazer uma viagem mais longa e quiser viajar mais tranquilo e com conforto, pode valer a pena. Outra coisa: costuma a ser bem mais silenciosa. Os turistas geralmente vão de segunda classe, os executivos de empresa vão na primeira.

Na prática

Se você for pegar um trem regional, você pode tranquilamente comprar a passagem no momento. Procure a bilheteria ou use as máquinas, que são bem fáceis de manejar com explicações em várias línguas, inclusive português. Algumas tabacarias (“tabacchi”) e bancas de revistas também vendem a passagem do trem regional. Antes de subir no trem, não se esqueça de timbrar a passagem na maquininha. Durante a viagem, o bilheteiro pode aparecer e pedir para conferir. Se você não tiver validado, pode pagar uma multa de 50 a 200 euros. Nos trens regionais não existem lugares marcados, você pode sentar onde quiser.

Atenção para as novas regras: desde 1º de agosto de 2016, as regras para uso dos bilhetes regionais mudaram. Antes você podia comprar a passagem e utilizá-la em até 2 meses. Agora, você é obrigado a utilizar a passagem no dia que você a comprou ou com data marcada. Por exemplo, se você vai pegar um trem regional e já sabe a data da viagem, você compra a passagem para esta específica data. Se por acaso você for comprar no momento da viagem, saiba que esta passagem deve ser utilizada neste mesmo dia, até as 23h59. Se você mudar de ideia, não tem como trocar. Continua valendo a regra de timbrar a passagem na maquininha.

como pegar trem na itália

As passagens dos trens Intercity e Freccia não precisam ser validadas nas maquininhas porque elas já vêm com horário e lugares marcados. Tenha sempre à mão para mostrar ao bilheteiro quando solicitadas.

Quando estiver com a passagem observe o número do trem. A carrozza é o número do vagão e posti é o número de seu assento.

passagem trem italia

Confira os horários e plataforma

Nas estações de trem você vai encontrar os quadros com os horários. Preste atenção pois Arrivi/Arrivals corresponde aos horários dos trem que estão chegando e Partenze/Departures aos trens que estão saindo. Ali é possível visualizar a tipologia e número do trem, destino, horário, atrasos (ritardo/delay) e plataforma (binari/platform). Em algumas tabelas é possível visualizar todo o percurso do trem, com os horários das paradas intermediárias. Muito útil se você não vai ao destino final do trem.

Como pegar trem na Itália (4)

Como pegar trem na Itália

Menor tempo de viagem (principais cidades)

de Roma a                           de Firenze a              de Veneza a          de Milão a

Firenze 1h31                             Roma 1h30                  Roma 3h45               Roma 3h20

Milão 3h20                               Milão  1h40                 Milão   2h23             Firenze 1h40

Nápoles 1h10                            Nápoles 2h31              Nápoles 5h05           Nápoles 4h40

Veneza 3h45                             Veneza 1h51                Firenze 1h51              Veneza 2h23

 

Bagagens

Os trens regionais não têm muito espaço para bagagens grandes e pesadas. Já o Intercity e os trens de alta velocidade possuem espaços para as malas no início do vagão ou mesmo em cima ou atrás de algumas poltronas.

Como pegar trem na Itália (3)

 

Como pegar trem na Itália (2)

Compre com antecedência

Se você comprar as passagens com antecedência tem uma chance maior de encontrar as melhores tarifas. A diferença de preço pode ser bem vantajosa. Nos trens de alta velocidade existem tarifas diferentes: super economy, economy e base. O quanto antes você compra, mais chances tem de encontrar o super economy disponível.

As duas empresas que atuam na Itália são a Trenitalia e a Italo. A segunda é mais nova e ainda tem poucas linhas, mas os trens são muito confortáveis.

Para comprar com antecedência e garantir as melhores tarifas você pode usar o serviço da Rail Europe, site número um em vendas de passagens de trem na Europa. Basta fazer uma busca com os nomes das cidades, data e horários e ele te aponta as melhores opções e tarifas das duas operadoras, Trenitalia e Italo. É muito mais fácil e prático, com a vantagem do formulário de pesquisa ser em português.

 

O Itália per Amore é afiliado do Rail Europe e recebe uma pequena comissão pelas compras realizadas pelo site, mas o leitor não paga nada a mais por isso. Reservando pela Rail Europe, além de garantir boas tarifas e ter facilidade para reservar, você ainda ajuda a manter o blog. Obrigada!

 

Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas

 

7 comments
Previous Post
Next Post