5 clássicos do cinema italiano que você tem que assistir

A Itália em matéria de cinema tem uma tradição incrível. Grandes diretores e produções italianas fizeram e ainda fazem a história no mundo da sétima arte. Aprender italiano com o cinema é um modo de treinar a língua e de quebra entender os processos históricos e a cultura do país. Selecionei 5 filmes clássicos do cinema italiano que vocês não podem deixar de assistir. Vamos lá?

 

1) La Dolce Vita, Federico Fellini (1960)

filmes italianos

O clássico italiano mais famoso de todos os tempos foi apresentado em Cannes em 1960 e foi um grande sucesso de crítica. Repleto de simbolismos, o filme retrata as aventuras de Marcello, um aspirante a jornalista interpretado por Marcello Mastroiani, em busca de sucesso em Roma. Entre festas frequentadas pela elite da cidade, o filme suscita diversas questões sobre o comportamento humano e as efemeridades da vida. Atualíssimo!

Assista a um trecho

 

2) Ladri di Bicicletta, Vittorio De Sica (1948)

filme italiano ladrões bicicleta

A película venceu o oscar de 1950 como melhor filme estrangeiro. Na Roma do pós guerra, Antonio consegue um emprego, mas para chegar até ele, precisa de ir de bicicleta. Dramaticamente, no primeiro dia de trabalho, sua bicicleta é roubada e a partir daí começa sua saga na busca do objeto em companhia de seu filho, Bruno. Outro filme que continua atual. O link do youtube acima é do filme completo com legenda em português.

Assista a um trecho

 

3) Roma città aperta, Roberto Rossellini (1945)

filme italiano roma città aperta

O filme é a obra que mais representa o neorrealismo cinematográfico italiano, escola que traduziu a necessidade do homem de expressar sua história colocando em cena a realidade absoluta. A ocupação alemã de Roma é o palco para a enredo que se mescla com as relações pessoais inspiradas em fatos reais. A cena mais famosa é a da personagem Pina que corre atrás do caminhão que capturara o marido Francesco. Muito forte.

Assista a um trecho

 

4) Le Notti di Cabiria, Federico Fellini (1957)

filme italiano notti di cabiria

Cabiria é um filme lindíssimo que em 1958 ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Cabiria é uma ingênua moça na pele de uma prostituta que ainda acredita no amor e na possibilidade de encontrar um príncipe encantado. A história acontece nas ruas de Roma. A cena final é um verdadeiro sopro de esperança e otimismo diante de uma vida tão difícil. Giulietta Masina, protagonista do filme, foi casada com Fellini.

Assista ao trailer

 

5) Un americano a Roma, Steno (1954)

un americano a roma

Uma das cenas mais célebres do cinema italiano vem deste filme. Nando Morione, romano do bairro de Trastevere, nega completamente suas origens porque é fanático pelos Estados Unidos e quer se comportar como um típico americano, enlouquecendo sua família e a namorada. Impagável o ator Alberto Sordi que ficou famoso no mundo inteiro pela cena do maccarrone.

Assista ao trailer

Para quem quiser mais dicas de filmes italianos, tem um post bem legal. Clique aqui. Se o teu interesse é a música, ecco um outro post.

10 comments
Previous Post
Next Post