Cittadella,cidade medieval no Vêneto

Uma das coisas que mais impressiona os turistas na Europa é como construções e estruturas seculares se conservaram apesar do tempo, das guerras e de todos os problemas pelos quais o continente passou e ainda passa. Para quem se interessa pelo fascínio do período medieval, a pequena Cittadella, cidade próxima a Padova, é um dos maiores exemplos deste aspecto surpreendente da Europa.

Fundada em 1220, Cittadella é cercada por uma muralha de 1,5 km, perfeitamente conservada, uma das poucas estruturas deste tipo intacta em todo o continente. Construída para defender seu território contra as cidades de Treviso e Vicenza,  a muralha tem uma altura média de 14 metros, com 32 torres, algumas delas chegam a ter até 30 metros.

cidade medieval

guerreiro medieval

O mais legal de Cittadella é que a muralha pode ser completamente percorrida em um passeio nas alturas de tirar o fôlego, não aconselhável para quem sofre de vertigem. As placas na entrada são claras. Lá de cima é possível contornar toda a cidade e observar melhor o antigo modelo romano sobre o qual foi construída. Um sistema geométrico a forma de tabuleiro, com ruas estreitas e com apoio sobre dois eixos principais que ligam as quarto portas, orientadas segundo os pontos cardeais.

cittadella2

mura cittadella

muralha cittadella

cittadella veneto

cittadella padova

Cittadella fica a 30 km de Padova, 60 km de Veneza e a 40 km de Treviso. A cidade tem uma estação de trem, mas o modo mais fácil é chegar de ônibus ou de carro.

0 comments
Previous Post
Next Post