Cison di Valmarino – burgos da Itália

O vasto patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da Itália inclui os burgos, pequenos centros que mantêm as características do passado mas não são contemplados por um grande fluxo turístico. Essas cidades vivem ainda o drama do despovoamento, com seus jovens que procuram outros lugares para viver e trabalhar. Pensando nisso, foi criado o clube “Os Borgos mais belos da Itália”, uma associação que visa à promoção e à valorização dessas pequenas joias.

cison valmarino

Fazem parte da associação 217 burgos selecionados por meio de uma série de critérios e eles estão espalhados por todo o território italiano. Eu estive em Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália, que fica aqui no Vêneto, bem na rota da Estrada do prosecco. A cidadezinha tem cerca de 2500 habitantes e salvo nos finais de semana e em períodos de eventos, é sempre muito tranquila, como naqueles lugares que parece que o tempo parou.

cison valmarino vêneto

Cison está localizada em um vale e o que mais chama a atenção quando se chega na cidade é o Castelbrando, um dos maiores castelos de toda a Europa, construído na era romana e que com o tempo passou por diversas transformações. Em 1997 foi adquirido por uma família que o restaurou completamente. Hoje funciona como hotel/spa. Já imaginou se hospedar em um castelo? Muito chique.

O Castelbrando visto de cima, a foto é do site do hotel/castelo
O Castelbrando visto de cima, a foto é do site do hotel/castelo
Olha o castelo lá atrás que maravilha
Olha o castelo lá atrás que maravilha
Olha a subida para o castelo. Existe uma funicular para levar os hóspedes e visitantes
Olha a subida para o castelo. Existe uma funicular para levar os hóspedes e visitantes

burgos da itália

burgos italianos

velhinhos da itália

Mas a atmosfera de paz e tranquilidade de Cison se transforma quando a cidade promove seus eventos enogastronômicos e de artesanato. A manifestação mais famosa acontece no verão, quando as ruazinhas do burgo são tomadas por diversas barraquinhas (tudo muito organizado) de artesanato e produtos alimentares do território como queijos, biscoitos, geleias, salames…

A praça principal e a Locanda Castello, parada para o cafezinho
A praça principal e a Locanda Castello, parada para o cafezinho
Igrejinha de São Vito
Igrejinha de São Vito

Um passeio pela Estrada do Prosecco merece uma parada em Cison di Valmarino. O Castelbrando oferece vários pacotes com ofertas especiais e mesmo para quem não quiser se hospedar, vale a pena comer no restaurante. A Estrada do Prosecco fica no território de Conegliano-Valdobbiadene a 50 km de Veneza. Aqui no blog mesmo tem vários posts sobre a região, basta procurar pela tag prosecco. E para conhecerem outras cidades da associação dos burgos mais belos da Itália, dá uma passadinha no site deles.

10 comments
Previous Post
Next Post