Perfeição e perdão pelas mãos de Giotto
A história da Capela degli Scrovegni é curiosa. Enrico degli Scrovegni era um rico banqueiro e usava seu dinheiro para desenvolver uma profissão bem antiga, a agiotagem. A igreja condenava a usura como um grande pecado e assim, Enrico mandou construir a capela e a consagrou à Nossa Senhora da Assunção, esperando sua indulgência. A pequena igreja, de uso exclusivo dos Scrovegni, foi construída na área da antiga arena romana de Padova e seria também o mausoléu da família.

Para a decoração interna, Scrovegni convocou Giotto, o famoso artista toscano, que com maestria e um grupo de aprendizes e ajudantes, realizou em 2 anos de trabalho (entre 1303 e 1305) um dos ciclos de afrescos mais famosos da história da arte.
Giotto representa em seus afrescos a vida da Virgem Maria e de Jesus Cristo. A leitura dos afrescos é feita de cima para baixo e da esquerda para a direita. Para quem conhece a história da bíblia tudo fica mais fácil. Eu fiquei um pouco perdida, mas pedi ajuda a um senhor que trabalha lá dentro. Interessante o afresco do afetuoso beijo entre Ana e Joaquim, os pais de Maria. O senhor me explicou que é o primeiro beijo retratado na história da arte.


Na parede oposta à fachada, estão afrescadas as cenas do juízo universal. Na parte inferior da capela, no lado esquerdo estão representados os sete pecados capitais e na parte oposta, as sete virtudes cardinais. É realmente um momento único estar diante do ciclo de afrescos de Giotto, pensar que foram realizados com maestria no século XIV e representam uma das maiores obras-primas da arte ocidental.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertasMuseu Cívico, a surpresa da visita
Dentro do complexo dos Eremitas, onde se encontra a capela, é possível visitar com o mesmo ingresso, os museus cívicos e as coleções do Museu Arqueológico e Museu de Arte Medieval de Moderna. Os museus ficam no claustro do ex convento dos frades eremitas. A entrada, feita pela pinacoteca, não dá a ideia do quanto enorme é o espaço e de quantas preciosidades ele abriga. Eu passei duas horas explorando o lugar.
A coleção de telas do Museu de Arte Medieval e Moderna possui mais de 3000 obras que dão um panorama da pintura vêneta do período de 1300 a 1700. Dentre os artistas mais importantes, destaco Veronese, Tintoretto, Padovanino, Tiepolo, Giorgione e Tiziano. Uma das obras mais preciosas é a cruz de Giotto, que antigamente fazia parte da Capela degli Scrovegni.

Visitas
A Capela degli Scrovegni e o complexo dos Eremitas ficam abertos o ano inteiro (exceto Natal, 26 de dezembro e 1ºde janeiro), das 9h às 19h. A reserva é obrigatória e pode ser feita pelo site, onde você escolhe dia e horário. É necessário chegar com 45 minutos de antecedência à visita para retirar os ingressos. O ingresso custa 13 euros. Vale a pena visitar a Igreja dos Eremitas que fica bem ao lado e é lindíssima.