Dica de restaurante no Chianti, Cantinetta di Rignana

A Toscana soube como nenhuma outra região da Itália criar uma identidade facilmente reconhecida no exterior. Nem todo mundo conhece os nomes Piemonte e Lazio, por exemplo, regiões onde se encontram respectivamente Torino e Roma, mas quando se fala em Toscana todos pensam aos ciprestes, às paisagens do Chianti e à cidade da arte por excelência, Florença. A Toscana soube aproveitar muito bem as suas tradições, e a enogastronomia claramente deu sua contribuição. Um exemplo é o Chianti, o vinho italiano mais conhecido no mundo, produzido nas províncias de Arezzo, Firenze, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.

A estrada do Chianti é um intinerário que parte de Firenze e passa por várias cidadezinhas que formam a região do Chianti. É um passeio imperdível, onde cada curva te abre um panorama de sonho. Falaremos com mais detalhes do Chianti nos próximos posts do blog, por isso não vou me aprofundar. Dessa última vez que estive em Firenze, me aventurei pela estrada do Chianti sem muita meta ou compromisso. Quando bateu a fome, desviamos e resolvemos seguir a primeira placa de restaurante que vimos, e depois de uns 4 km de estrada de terra chegamos à Cantinetta di Rignana.  Escondido no meio das colinas do Chianti descobrimos essa joia, que apesar do difícil acesso, é muito apreciada por fiorentinos e turistas do mundo inteiro, por sorte conseguimos uma mesa, aconselho fazer reserva.

restaurante chianti

O restaurante fica em uma antiga construção e tem vários ambientes. Em comum, todos são decorados com muitas fotografias, ilustrações, flores e objetos como utensílios e panelas de cobre, balança e abajourts feitos com garrafas de vinho. O menu privilegia a culinária da tradição toscana, com ingredientes frescos da estação. Crostini, diversos salames e queijos, pasta com tartufo, funghi, ragú de carne de javali, carnes como bisteca, vitelo, cervo são algumas das opções. A carta de vinhos é extensa, privilegiando claramente o Chianti e os supertoscanos. Eu acredito que beber um vinho no seu território de origem é o melhor modo de apreciá-lo de forma completa. O Chianti de produção própria foi a nossa opção.

restaurante no chianti

restaurante chianti2

restaurante no chianti toscana

chianti toscana

Se o dia estiver bonito, vale a pena escolher a mesa na parte aberta do restaurante que possui um terraço com uma vista maravilhosa para as colinas com seus vinhedos e oliveiras. A Cantinetta di Rignana é um lugar realmente especial, daqueles onde a gente tem a oportunidade de viver o território com todos os seus sabores e a sua história. Fica na localidade de Rignana, em Greve in Chianti.

região do chianti

 

 

 

20 comments
Previous Post
Next Post