Canale di Tenno, um autêntico burgo medieval em Trento

O que faz a magia de um lugar nada tem a ver com grandiosidade, fama e número de atrações. A Itália é feita de uma imensidão de lugares e experiências que encantam as pessoas. Os burgos medievais são um elemento importante desta maravilhosa colcha de retalhos. Não muito longe do Lago de Garda eu encontrei Canale di Tenno, um autêntico burgo medieval no Trento. O lugar, que faz parte da lista dos Burgos mais belos da Itália, é o retrato perfeito do “lugar que parou no tempo”.
Canale di Tenno fica a poucos quilômetros de Riva del Garda. A estrada até lá tem uma visual linda para o lago, cercada das oliveiras que fizeram a fama de um dos melhores azeites de oliva do mundo. O acesso não é difícil, mas é muito claro que o isolamento do pequeno burgo fez com que ele mantivesse as características do passado e permanecesse intocável. Para visitá-lo, é necessário deixar o carro em um pequeno estacionamento e seguir a pé.

burgo_canale_tenno-3
A caminhada começa pela Casa degli Artisti, um espaço cultural que abriga exposições, mostras e eventos. A casa é uma homenagem a Giacomo Vittone, um dos grandes responsáveis por reavivar o burgo medieval de Canale di Tenno. Vittone trabalhava em um banco em Riva del Garda, mas se apaixonou pelo vilarejo à época (anos 30) abandonado. Vittone subia de Riva a Canale del Tenno de bicicleta e ali encontrou  inspiração para pintar seus quadros. Muitos deles retratam o burgo.

canale_di_tenno
Canale di Tenno era habitada por camponeses, gente simples que vivia da criação de ovelhas, cabras e bovinos. Depois da I Guerra Mundial, muitas dessas pessoas abandonaram o vilarejo em busca de melhores condições de vida. Assim, as casas de pedra viraram depósitos de suas velhas ferramentas agrícolas.

burgo_canale_tenno-5
Só depois, o burgo começou lentamente a ganhar vida com o retorno de alguns moradores e a frequente visita de artistas que passavam algumas temporadas em Canale. A proximidade com Riva del Garda e com o Lago di Tenno impulsionou o turismo e hoje o vilarejo é visitado durante todo o ano, mas principalmente no Natal quando ocorre o famoso mercadinho temático.

Canale di Tenno tem menos de 50 habitantes. As graciosas casas de pedra dão aquele tom mágico do passado que se encontra em poucos lugares. A cada passo, a gente se sente surpreendido pelo quanto o vilarejo permaneceu o mesmo ao longo de tantos anos. Se você der a sorte de passear por lá em um dia calmo, com poucos turistas, vai poder contemplar o silêncio e imaginar como viviam os camponeses e pastores no passado.

burgo_canale_tenno-6
Além da Casa degli Artisti, Canale tem um pequeno museu onde são expostas as ferramentas agrícolas antigas, uma boa oportunidade de entender como funcionava a vida rural e o quotidiano do vilarejo. Eu encontrei uma lojinha onde comprei um pote de mel, produto excelente da região e não deixei de parar no bar do lugarejo antes de seguir a pé para o Lago di Tenno.

burgo_canale_tenno-8

O Lago de Tenno

A poucos minutos de Canale di Tenno, um passeio agradável oferece uma vista mais completa do burgo. Quando a gente vai se afastando, mais consegue captar e entender as estrutura do aglomerado das casas de pedra. Mais adiante, está o Lago di Tenno, que mais parece ter saído da tela de um pintor. A cor azul turquesa contrasta com as cores do bosque, que variam de estação a estação. Durante o verão, o lago recebe muitos turistas, já que o espaço é próprio para atividades na água.

burgo_canale_tenno-7
lag_di_tenno
lago_tenno
Para quem tem mais tempo e quer esticar para conhecer mais uma maravilha do território, a 3 quilômetros se encontra a Cascata del Varone, uma cachoeira de onde a água proveniente do lago precipita em quase 90 metros de altura. Para mim, ficou para a próxima vez, porque certamente irei voltar.

A viagem a Riva del Garda foi um convite do Garda Trentino, a secretaria de turismo da cidade responsável pela promoção e divulgação do território. É importante esclarecer que as opiniões e observações expressas no post refletem a minha experiência isenta de qualquer vínculo ou obrigação para com a organização da viagem. 

2 comments
Previous Post
Next Post