Café da manhã na Itália

Ciao a tutti! Há uns dias perguntei no Facebook se vocês leitores gostariam de uma coluna no blog sobre como é viver na Itália. Não esperava tantas respostas positivas. Fiquei contente, mas ao mesmo tempo receosa porque sei que as expectativas são muitas e infelizmente eu não vivi todas as experiências que as pessoas têm curiosidade de saber.

Posso falar pouco ou nada sobre escolas porque não tenho filhos. Posso dar uma pincelada no mercado de trabalho. Assuntos burocráticos não são muito a minha praia. Custo de vida é um assunto um pouco difícil, já que cada um tem seus hábitos, mas eu já fiz um post geral sobre isso e sobre como é viver na Itália, com algumas informações importantes. Se esta é a sua curiosidade, leia aqui.

Se você quiser saber como é o dia a dia, os costumes, as diferenças, curiosidades etc, é exatamente sobre isso que eu quero falar nesta coluna “Viver na Itália”. Quando a gente vive em outro país, aprende realmente a apreciar e a respeitar as diferenças. Isto é primordial para se viver bem. Terminado este longo preâmbulo, vamos ao que interessa. Hoje vou falar sobre o café da manhã à la italiana.

café manhã na itália

Na Itália, a cultura do café no bar é bem difundida. Algumas pessoas saem de casa sem tomar café da manhã e preferem comer no bar. É o momento de ler o jornal, dar bom dia ao barista, encontrar com o vizinho, o colega, enfim, socializar. Geralmente pedem café ou cappuccino e a brioche, que nada mais é do que o croissant. As opções são várias: vuoto (sem recheio) e recheado com chocolate, nutella, geleia, mel, creme etc. Quem trabalha e está com pressa, toma o café em pé rapidamente “al volo”, como eles dizem. Quem tem um tempinho senta e ainda lê o jornal.

café da manhã italiano

Quem toma café da manhã em casa opta por biscoitos, leite, café ou torradas com geleia. Mas a coisa interessante e mais marcante do café da manhã à italiana para nós, é que você jamais verá um italiano comendo algo salgado durante o café da manhã. É religioso isso para eles. Pode perceber que se você for a um bar e pedir um sanduíche ou tramezzino no café da manhã, vão achar insólito. E se você pedir um café ou cappuccino para acompanhar, pior ainda. Corre o risco de te olharem torto.

pão italiano
Pão de manhã? Não, aqui não tem

No intervalo na empresa onde trabalho, as colegas acham estranho quando eu como um biscoito salgado tipo cream cracker acompanhado de café. Italianos são muito puritanos e respeitosos com a comida e as tradições. Para eles alguns sabores simplesmente não combinam e nada no mundo fará com que eles mudem de ideia.

Com o tempo, a gente que mora aqui, começa entender as restrições deles com certas combinações e até a segui-las. Realmente não é legal tomar um cappuccino depois de um almoço, mas meu biscoitinho salgado com café que não abro mão.

Pão com manteiga, biscoitinho com requeijão, pão na chapa, ai, que saudade!

 

 

 

12 comments
Previous Post
Next Post