Bosque do Cansiglio, passeio pela floresta que ajudou a construir Veneza

A história de Veneza não seria a mesma sem todos os recursos naturais das regiões que ela conquistou nos séculos em que foi uma república potente. O Bosque do Cansiglio fica a 30 quilômetros da cidade de Vittorio Veneto e no passado teve um papel importantíssimo no desenvolvimento da Sereníssima. Hoje é meta para quem procura a tranquilidade da montanha em um passeio pela floresta que ajudou a construir Veneza.

A importância histórica do Cansiglio é indiscutível. A madeira proveniente do bosque era altamente explorada pelos venezianos, seja na fundação da cidade sobre as águas que na construção da frota naval no Arsenal, a grande fábrica de embarcações de Veneza. O cultivo nos bosques desta região começou em torno ao ano de 1200 e, em 1548, a República de Veneza nomeou um capitão florestal para administrar a extração da madeira.

cansiglio_veneto

As árvores que cresciam na Floresta do Cansiglio produziam uma madeira do tipo ideal para a construção de remos e embarcações. Neste período Veneza era uma potência naval que desbravava o Oriente com seus navios e a produção do Arsenal era intensa. O capitão florestal era responsável por anotar a idade de cada árvore e calcular a época certa para o corte. Se a árvore era cortada no período anterior ao determinado por ele, o ato era passível de punição.

Mas não era somente para a construção dos navios que a madeira do Cansiglio era utilizada. Para quem não conhece a história de como Veneza foi construída vale lembrar que a base das casas é palácios é feita com troncos de árvores e muita dessa madeira veio exatamente do Cansiglio. Outro uso, era nas fornalhas que produziam os vidros em Murano.

bosque_cansiglio_veneto

Hoje o Cansiglio é um lugar de lazer para caminhadas, trekking, mountain bike, esqui e outros esportes. Aos domingos muitas famílias frequentam o lugar para respirar o ar puro da montanha e fazer um passeio.

bosque_cansiglio

Outra atração do Cansiglio são os restaurantes e refúgios típicos onde experimentar os produtos típicos feitos na região. O Cansiglio é conhecido pela fabricação de ótimos queijos, além é claro dos tradicionais pratos e doces da montanha. Nas localidades de Fregona, Tambre ou no Monte Pizzoc existem diversos restaurantes ou agroturismos onde aproveitar a culinária.

polenta italiana

nhoque itália

panna cotta itália

A paisagem do Cansiglio muda muito de acordo com as estações do ano. Sem dúvida, o melhor período para visitá-lo é o outono, quando as árvores ganham tons de amarelo, vermelho e marrom. No inverno, existe grande probabilidade de encontrar neve e primavera e verão são as estações mais gostosas para uma passeio.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

 

10 comments
Previous Post
Next Post