Bibanesi, o famoso grissini italiano

O grissini é um tipo de biscoitinho italiano muito difundido em todo o país e no exterior. No Brasil mesmo é muito fácil encontrar padarias que produzem e tantos restaurantes que o servem como couvert. Confesso que eu nem ligava muito pro tal grissini antes de vir morar no Vêneto. Fato é que eu não conhecia os famosos “Bibanesi”. Acho que o primeiro bibanesi a gente nunca esquece e a primeira coisa que pensei quando experimentei essa delícia foi: meu Deus, como consegui ficar tanto tempo sem esse biscoitinho?

Os bibanesi são grissini artesanais feitos em uma indústria da província de Treviso que seleciona a matéria prima em base a fatores muito rígidos de qualidade. A diferença entre um grissino normal e um bibanesi é percebida no sabor, na textura e até na cor do biscoito. Apesar de ser uma indústria com maquinário e estrutura modernos, a fábrica de bibanesi trabalha ainda em modo muito artesanal. Quando a gente abre o pacote, cada bibanese tem uma forma diferente. É difícil de acreditar mas a massa do grissini é aberta a mão e cortada por operárias que se revezam na linha de produção.

bibanesi

farina

farina grissini

A manualidade contribui para que os biscoitinhos se diferenciem dos normais grissini vendidos no supermercado. A estrutura molecular da massa não muda tanto como no processo automatizado de produção. É mais qualidade e mais sabor para o biscoito. Eu tive a grande oportunidade de visitar a maravilhosa fábrica onde são produzidos os Bibanesi. Já na entrada do espaço já dava pra sentir o cheirinho maravilhoso de biscoito recém saído do forno. Foi uma experiência incrível porque além de ver a produção dos meus amados biscoitos, pude experimentar novos sabores que em breve serão lançados no mercado. Huuuum!!!

grissini bibanesi

Para ter-se uma ideia, os bibanesi são tão famosos que foram reconhecidos como produto típico e não só mais uma marca de grissini. É como se o bibanese não fosse um grissino e sim um bibanese. Simples assim. Quer reconhecimento maior que esse? Nas degustações de vinho em eventos ou mesmo nas cantinas, a melhor combinação é o bibanese. Em abril eu visitei a Vinitaly, a maior feira mundial do setor e em todos os stands onde parei, em várias regiões diferentes da Itália estavam lá os famosos Bibanesi para serem degustados com os vinhos.

grissini italiani

 

grissini

Outro ponto forte dos Bibanesi é a embalagem. O senhor Giuseppe, proprietário da marca, é apaixonado por arte e convida ilustradores e artistas para desenvolverem os simpáticos desenhos das embalagens dos grissini.

bibagatto

 

9 comments
Previous Post
Next Post