Conhecendo Asolo, no Vêneto

Como um cenário de filme, a pequena Asolo abrigou em seus muitos anos personalidades da história que se refugiaram em suas ruas estreitas, atraídas por um charme especial. Uma de suas célebres moradoras foi Caterina Conaro, rainha de Cipro, que. no período em que Asolo esteve sob domínio da República de Veneza, se mudou para a cidade e trouxe consigo artistas, escritores, eruditos e poetas que contaram a história de Asolo às gerações posteriores.

A praça central com seus edifícios, as ruas e as vilas históricas formavam a atmosfera ideal para os artistas criarem. Asolo é conhecida por ter sido refúgio de mulheres independentes e à frente de seu tempo. Uma delas foi Eleonora Duse, atriz italiana que revolucionou o cinema e a sociedade com seus romances com homens e mulheres. Duse estreou nos palcos em 1862, com apenas 4 anos de idade interpretando Cosetta na versão teatral de Os Miseráveis. Foi amante do poeta Gabrielle D’Annunzio que a trocou por outra e pelo resto da vida se arrependeu da sua escolha.

asolo

Outro personagem feminino da história de Asolo é Freya Stark, exploradora e escritora britânica. Freya era apaixonada pelo Oriente Médio e nos anos 20 aprendeu árabe e foi morar em lugares como Beirut e Bagdá, colaborando com o governo o britânico e com a BBC. Aos 76 anos foi explorar a Pérsia, o Afeganistão e o Iraque. Sua última expedição foi no Nepal a 88 anos. Depois disso refugiou-se na sua casa em Asolo, onde morreu em 1993, aos 100 anos.

asolo centro

Asolo é pequenina mas um passeio pela cidade pode durar poucas ou muitas horas. Vai depender da disposição de subir e descer suas ladeiras e deixar-se levar pela atmosfera que conquistou tantas personalidades interessantes. A cada segundo domingo do mês (exceto em julho e agosto), acontece na praça principal da cidade, um dos mais importantes mercados de antiquariado do norte da Itália. Alguns dos expositores participantes são os mais conhecidos do setor. Abaixo, a Villa Contarini, construída em 1558.

villa asolo

A enogastronomia de Asolo também é famosa. Além da região de Conegliano Valdobbiadene, Asolo é um dos territórios de produção do prosecco. Ainda mais rígidas são as regras do disciplinar de produção do Asolo Prosecco Superiore em respeito aos proseccos de outra origem, apesar de menos conhecido. Outra delícia da terra é o azeite de oliva das colinas asolanas, o maior representante das tradições agrícolas de Asolo. Asolo fica a 65 km de Veneza e o melhor modo de chegar à cidade é de carro ou de ônibus, saindo da cidade de Treviso.

eleonora_duse_c3ac_-_new_york_1896

 

Eleonora Duse

freya-stark

Freya Stark

vista asolo

asolo veneto

 

asolo centro citta

isa asolo

????????????????????????????????????

 

 

 

 

 

 

19 comments
Previous Post
Next Post