As pontes do Canal Grande em Veneza

Quem já visitou Veneza sabe que a cidade é um vai e vem contínuo de pontes que atravessam os seus canais. Dizem que são mais de 400, a maioria construída em pedra. Quem tiver a curiosidade de conferir o censo das pontes de Veneza (com foto e diversas informações), este link é muito interessante. Mas existem 4 pontes que ligam as duas partes do centro histórico, separadas pelo Canal Grande, que traça um grande “S” na já curiosa geografia de Veneza. O percurso de 3800 metros permite admirar os palácios históricos da cidade.

mapa veneza vista aérea

gôndola em veneza

A primeira ponte construída para atravessar o Canal Grande é a famosa Ponte de Rialto. Inicialmente era uma ponte de madeira, construída em 1250, que foi danificada em diversos momentos e que cedeu durante uma regata. Em 1555, por meio de um concurso, foi escolhido o projeto de Antonio da Ponte que, em 1591, entregou a ponte que permanece até hoje da mesma maneira, e tornou-se símbolo de Veneza.

Ponte de rialto

 

A vista da Ponte de Rialto
A vista da Ponte de Rialto

A Ponte degli Scalzi é a primeira a ser vista pela maioria dos turistas que chegam a Veneza, pois fica em frente à Estação Ferroviária. Construída em 1858 pelo austríaco Alfred Neville em ferro, foi reconstruída e inaugurada em 1934, desta vez em pedra de Istria pelo engenheiro Eugenio Miozzi. A vista de cima da ponte é uma prévia emocionante de todas as belezas de Veneza.

Ponte degli Scalzi, ou Ponte dos Descalços. Fica bem em frente à estação ferroviária Santa Lucia. O fluxo de pessoas é enorme
Ponte degli Scalzi, ou Ponte dos Descalços. Fica bem em frente à estação ferroviária Santa Lucia. O fluxo de pessoas é enorme
A vista da Ponte degli Scalzi, uma pequena prévia do que é Veneza
A vista da Ponte degli Scalzi, uma pequena prévia do que é Veneza

A Ponte dell’Accademia foi construída em 1854 pelo mesmo Alfred Neville, especialista em estruturas de ferro. Mas assim como a ponte degli Scalzi, não foi bem aceita pelos venezianos pela forma marcadamente industrial. Um concurso foi aberto para a construção de uma nova ponte em pedra. Durante a espera, em apenas 37 dias o engenheiro Miozzi fez uma ponte provisória de madeira, que nunca foi substituída.

A ponte de madeira que inicialmente era provisória acabou virando a Ponte dell'Accademia
A ponte de madeira que inicialmente era provisória acabou virando a Ponte dell’Accademia

ponte da accademia veneza

 

Pra mim, a vista mais linda é a desta ponte…todas as vezes que eu passo por ela, eu tiro uma foto. É irresistível

Finalmente, a Ponte della Costituzione é a mais nova entre elas. Projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurada em 2008, com muita polêmica e opiniões divergentes entre os venezianos. O estilo é claramente moderno e o pavimento é feito de vidro, o que em dias de chuva, neblina e neve é um tormento, já que provoca acidentes. A polêmica também vem dos recursos econômicos para a construção da ponte, que superaram os 6,7 milhões de euro previstos no edital original. Para vocês verem que não é só no Brasil que existem problemas nos contratos públicos. De qualquer forma, a Ponte de Calatrava permite admirar Veneza por um ângulo espetacular.

A Ponte de Calatrava, a mais nova e polêmica
A Ponte de Calatrava, a mais nova e polêmica

 

Vista da Ponte della Costituzione
Vista da Ponte della Costituzione

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
6 comments
Previous Post
Next Post