As osterias e bacari de Veneza

Um modo bem legal de conhecer Veneza é programar um passeio por suas osterias, uma espécie de pequeno restaurante, mas muito informal que serve tira-gostos. A tradição da culinária veneziana é muito baseada em peixes e frutos do mar, mas os tira-gostos que você vai encontrar nesses típicos espaços gastronômicos são variados e deliciosos.
As osterias venezianas se chamam bacari (se pronuncia bácari) e os tira-gostos servidos se chama cicheti (se pronuncia schi-que-ti). É um pouco difícil fazer um resumo ou seleção das melhores porque elas estão espalhadas por todos os sestieri (bairros) de Veneza. O ideal é combinar um passeio de gôndola pela manhã e logo após fazer um lanche em um bacaro. Ou então fazer o passeio de gôndola no final do dia e depois o famoso aperitivo (happy hour) no bacaro.

O Bacareto da Lele fica perto da estação de trem, vive lotado. Ótima variedade de panini
O Bacareto da Lele fica perto da estação de trem, vive lotado. Ótima variedade de panini

Como as opções são muitas, o legal é fazer mais de um bacaro. Na região de Rialto existem muitos bacaros legais. Algumas opções: Al Mercà, Muro Venezia Rialto e Osteria Banco Giro. Ficam na pracinha com vista linda pro Canal Grande.

comer em veneza bacari

Outro bacaro famoso não muito longe da Accademia é o Al Bottegon. Os crostini são excelentes e você pode pedir uma taça de vinho ou um spritz e apreciar o pequeno canal em frente à osteria.

comer barato em veneza-001

Outra vantagem das osterias é o preço. Os tira-gostos são bem baratinhos e se você for ao lugar certo com certeza vai comer muito bem. Geralmente eles usam ingredientes frescos para reproduzirem bem os tira-gostos da tradição veneziana. Algumas agências oferecem passeios de gôndola ou passeios culturais pela cidade com a possibilidade de fazer um tour pelos bacaros. Vale a pena unir as duas coisas! Se quiserem informações a gente tem os contatos, é só mandar um email para italiaperamore@gmail.com

 

10 comments
Previous Post
Next Post