Arquà Petrarca, bate-volta a partir de Padova

A região das Colinas Eugâneas fica muito próxima a Padova e é repleta de atrações interessantes para um bate-volta a partir da cidade. Para quem quer fugir do óbvio e visitar um dos burgos mais belos da Itália, vale a pena esticar até Arquà Petrarca, que fica a apenas 25 km de Padova.

A região de origem vulcânica pertence à província de Padova e é conhecida pela produção de vinhos e azeite de oliva de primeira qualidade. Mas não só. Além da paisagem maravilhosa, o lugar ainda hospeda vilas vênetas incríveis e é destino de muitos ciclistas para pedaladas em meio à natureza.

valsanzibio-001

 

Villa dei Vescovi
Villa dei Vescovi

A cidade de Arquà Petrarca pertence à lista dos burgos mais belos da Itália e hospedou ninguém menos que o famoso escritor e poeta Francesco Petrarca, tido por muitos como pai do Humanismo, que inspirou a movimento da Renascença.

arquà petrarca itália

 

Igreja de Santa Maria Assunta e o túmulo de Petrarca
Igreja de Santa Maria Assunta e o túmulo de Petrarca
Além de vinho e azeite, nas colinas eugâneas também produz-se cereja. Olha só essa cerejeira em flores...
Além de vinho e azeite, nas colinas eugâneas também produz-se cereja. Olha só essa cerejeira em flores…

burgos da itália

 

colli euganei

Uma atração imperdível é uma visita à casa onde Petrarca viveu os últimos anos de sua vida. Ele morreu em 1374 e a casa virou um lugar de peregrinação dos artistas, poetas e literatos. Depois de sua morte, o imóvel passou por diversas mãos, e nos anos 1500 o então proprietário Paolo Valdezocco mandou pintar as paredes com afrescos inspirados em duas obras de Petrarca, Il Canzoniere e l’Africa.

Os afrescos estão lá por toda a casa e ainda podem ser vistos. É incrível. Outra curiosidade: Petrarca era amante dos gatos e era completamente apaixonado por uma gata em especial, que se deitava em seus pés enquanto ele escrevia. Depois de morta, a gata foi embalsamada e ainda hoje pode ser vista na casa de Arquà Petrarca.

arquà petrarca italia

 

casa petrarca itália

 

gato italiano

Arquà tem ainda algumas lojinhas e bodegas que vendem produtos típicos como o brodo de giuggiole, um licor feito com uma fruta da região chamada giuggiole. Eu comprei os bombons. Eram maravilhosos.

burgos da italia

Em Arquà encontrei também uma daquelas lojinhas fantásticas e cheirosas que vendem lavanda, sabonetes completamente artesanais e outros mimos, a Terrebianche, comandada pela simpática senhora Monica Ferrarese, uma grande defensora das tradições e da valorização do território.

lojinha itália

Além da cidade ser linda, a estrada que de Padova vai a Arquà Petrarca também tem uma paisagem deslumbrante.

Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas
12 comments
Previous Post
Next Post