A fascinante Villa Maser, obra-prima de Palladio no Vêneto

Uma das atrações mais fascinantes do Vêneto são as vilas realizadas pelo arquiteto Andrea Palladio, considerado uma das personalidades mais importantes da arquitetura ocidental. Na época renascentista, Palladio projetou inúmeras obras como prédios públicos, templos, igrejas e as famosas vilas na República de Veneza. Muitos exemplos da arquitetura palladiana estão espalhadas pela região do Vêneto e, em 1996, suas vilas foram declaradas patrimônio mundial pela UNESCO junto de Vicenza, cidade onde se formou e viveu nos anos 1500.

 

villa veneta2

A arquitetura de Palladio foi fundamentada na tecnologia e na arte monumental, urbanística e paisagística. A partir da inspiração na arquitetura romana clássica, Palladio realizou um trabalho único e genial e contribuiu para a evolução da arquitetura mundial, criando o famoso estilo palladiano, que se difundiu pela Europa e América do Norte.

Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas

As vilas palladianas foram construídas a partir da demanda das famílias nobres, aristocratas e da alta burguesia que comercializavam o trigo e necessitavam viver no campo, mas de modo confortável e sofisticado. Por isso as vilas geralmente ficam longe dos grandes centros e é difícil que sejam propostas em um roteiro turístico padrão.

Se você vier visitar Veneza, procure saber mais sobre as outras atrações do Vêneto, como as vilas paladianas. No total existem 3477 vilas no Vêneto (as 24 vilas de Palladio são patrimônio UNESCO) e em algumas delas é possível celebrar festas de casamentos. Com certeza um cenário inesquecível.

villa maser veneto

Villa Barbaro, mais conhecida como Villa Maser, fica na cidade de Maser, a 30 km de Treviso e a 50 km de Veneza.  Parte da vila é aberta à visitação e além de poder admirar a atmosfera bucólica dos jardins, a grandiosidade da arquitetura de Palladio, é possível ainda visitar o interior, que possui afrescos de Paolo Veronese.

A vila é habitada pelos descendentes do Conde Volpi di Misurata. Destaque para o restaurante “De Gusto” que funciona bem ao lado da construção e oferece propostas bem interessantes a preço camarada. Aproveitei para experimentar o Merlot feito pela cantina da própria vila (Palladio já pensava nas estruturas para fabricação do vinho) com as uvas dos vinhedos que a circundam.

villa barbaro veneto

maser veneto

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

 

 

 

 

 

4 comments
Previous Post
Next Post