5 vinhos italianos que você tem que experimentar

A Itália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e conta com uma enorme variedade de uvas autóctonas. Em cada região que você visitar, vai encontrar um tipo de vinho diferente. É muito difícil eleger os melhores porque cada um tem suas características de acordo com a zona de produção e o tipo de cultivo. Mas a gente quis listar os mais imperdíveis. Vale lembrar que a ordem da lista é puramente casual.

1 – Chianti

vinho chianti itália

Certamente é o vinho mais famoso da Itália, um clássico conhecido no mundo inteiro. Produzido na Toscana, já nos anos 1700 era um vinho regulamentado. As províncias que o produzem são: Arezzo, Firenze, Pisa, Pistoia, Prato e Siena e suas sub-zonas. O Chianti apresenta cor vermelho rubi, perfume floreal e é ligeiramente tânico. Para beber acompanhando principalmente carnes e queijos curados como o pecorino toscano. O blog tem alguns posts sobre a região do Chianti. Para saber mais, clique aqui.

2 – Prosecco

vinho italiano prosecco

É um dos vinhos italianos mais em voga neste momento. O prosecco é produzido no Vêneto, na região de Treviso, Conegliano e Valdobbiadene e é um vinho branco espumantizado com sabor frutado e leve, feito com a uva glera. Por causa da sua versatilidade, pode acompanhar diversos tipos de pratos, da carne ao peixe, verduras, frutos do mar ou mesmo sobremesas. Quem quiser saber mais sobre o prosecco, clique aqui.

3 – Lambrusco

lambrusco na itália

Outro clássico italiano, é o vinho mais conhecido da região da Emília Romanha. Alguns torcem o nariz pro Lambrusco, mas acho uma bobagem porque é um vinho tinto frizante fácil, gostoso e agrada muita gente. Não à toa é um dos vinhos italianos mais exportados pro mundo inteiro. Se for a Bolonha, não deixe de pedir um Lambrusco para acompanhar salames e claro, a mortadela.

4 – Amarone
amarone na itália vinho
O Amarone é um dos vinhos de maior prestígio no mundo.Se o que você quer é comemorar uma ocasião especial, ou mesmo celebrar sua viagem aqui na Itália, peça o Amarone. Originário da região de Valpolicella, no Vêneto, o Amarone é feito a partir das uvas Rondinella, Corvina e Molinara que são “appassitas”, ou seja, secadas em grades, o que aumenta o conteúdo de açúcar e exalta os aromas. Para acompanhar o Amarone, peça carne, salames, queijos bem curados e pratos típicos da região como Pasta e Fasoi (massa e feijão).
5 – Brunello
vinho italiano brunello
O Brunello é outro vinho Toscano de grande importância e conhecido no mundo inteiro. O território que o produz tem uma paisagem magnífica. O Brunello é como aquele ditado que diz que “é feito vinho, quanto mais velho,melhor”. É difícil dizer quantos anos o Brunello pode envelhecer bem na garrafa, depende do ano de produção, mas pode ser de 10 a 30 anos. Para acompanhá-lo, peça pratos importantes e estruturados como carne vermelha, funghi e trufa. Um queijo pecorino toscano também é uma ótima pedida.
10 comments
Previous Post
Next Post