5 pratos típicos para comer em Veneza

A Itália é dividida em 20 regiões e, acredite, mesmo sendo um país de média dimensão, as fronteiras entre uma região e outra são enormes e muito marcadas pelos costumes, cultura, dialetos e culinária. Cada região tem seu forte, seu prato típico. Não adianta querer comer bisteca ou ossobuco em Veneza ou frutos do mar em Firenze. A chance de você se decepcionar é grande. Se você está programando uma viagem para os lados de cá, fique atento no cardápio e nestes 5 pratos típicos para comer em Veneza.

A vocação de Veneza para o comércio abriu as portas para ingredientes variados que chegavam principalmente do Oriente, como as especiarias, mas também do Mar Báltico, como o bacalhau seco. A culinária da cidade é rica de ingredientes e técnicas, concentrada principalmente nos peixes da laguna e frutos do mar.  Veneza possui ainda diversas hortas em suas ilhas onde cultivam alcachofras, abóbora, chicória, entre outros. Existem muitos pratos que são facilmente encontrados em vários restaurantes de Veneza e são eles que gostaria de indicar.

1 – Baccalà Mantecato

prato típico veneza baccala mantecato

É um antipasto que você irá encontrar nos restaurantes ou nas osterias que servem os famosos cicchetti, ou tira-gosto. O baccalà mantecato é praticamente um creme de bacalhau para comer com a polenta ou com pedacinhos de pão, o crostino. Praticamente o bacalhau é cozido com leite e água e depois é reduzido a um patê, utilizando a água do cozimento, azeite e temperos como alho, sal e pimenta. Alguns locais oferecem o prato com ou sem alho, você pode escolher. É um dos pratos populares mais famosos e pedidos em Veneza. Importante dizer que ele não pode ser comido puro, mas sempre acompanhado de um pedacinho de pão, torrada ou polenta.

2 – Sarde in Saor

sarde in saor prato típico veneza

Um outro antipasto famoso da tradição culinária local. Sarde in Saor é um prato bem antigo e requer toda uma técnica de preparo. Saor em dialeto vêneto significa sabor e é exatamente assim que são preparadas as sardinhas. Para que adquiram sabor e textura, são colocadas em camadas alternadas com cebolas e banhadas com vinagre. Geralmente acrescentam uva passa e pinoli, mas não é uma regra. Os restaurantes têm modernizado e feito sua própria versão. É um prato frio e muito saboroso.

3 – Fegato alla veneziana

fegato alla veneziana prato típico veneza
Foto Cucchiaio d’argento

Muita gente torce o nariz para o fígado mas este clássico da culinária típica veneziana é uma ótima opção para quem não gosta dos peixes e frutos do mar. Mais simples impossível, o prato é realizado com somente dois ingredientes: fígado (geralmente de vitela) e cebolas, que dão o equilíbrio entre doce e salgado. E não são cebolas quaisquer, elas devem ser de um tipo que se encontra somente na cidade de Chioggia, vizinha de Veneza. Algumas variações estão no acrescentar salsinha e vinagre.

4 – Nero di seppia com spaghetti ou polenta

Foto Antico Calice
Foto Antico Calice

Este sem dúvidas é o prato mais diferente para nós brasileiros. A tinta da lula é um líquido preto que se encontra no interior do pescado fresco e é utilizada para dar sabor aos pratos de frutos do mar. O nero di seppia geralmente acompanha spaghetti e em alguns restaurantes é servido com polenta, minha versão preferida. Não é um sabor delicado, mas também não é tão forte. É uma boa opção para quem quer experimentar um prato diferente.

5 – Polenta e schie

polenta-con-schie prato típico veneza
Foto Cookaround

No Vêneto a polenta é um prato muito popular. Antigamente a receita era simples: farinha, água, sal, leite, manteiga, queijo ou carne. Hoje as variações são muitas: branca, amarela, dura, mole, cozida ou frita. Em Veneza você irá encontrar a polenta em muitas formas, mas uma das minhas preferidas é a polenta com schie. Uma polentinha bem mole coberta com schie, um minúsculo camarão proveniente da laguna de Veneza.

Onde encontrar estes pratos em Veneza?

Em qualquer bar ou osteria que você parar em Veneza, irá encontrar os dois primeiros pratos, o baccalà mantecato e a sarde in saor. Algumas dicas de osterias você encontra neste post. Os outros pratos são facilmente encontrados na maioria dos restaurantes venezianos.

Eu adoro comer o nero de seppia no restaurante Antico Calice, que fica bem próximo à Ponte de Rialto (do lado da Praça São Marcos). Outros restaurantes que indico onde é possível encontrar estes pratos: Al Remer e Vecio Fritolin.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
5 comments
Previous Post
Next Post