Malena
Giuseppe Tornatore é um grande diretor italiano. Malena é uma de suas obras mais aclamadas pela crítica e público. A Sicília, sua terra, é o pano de fundo para esta história protagonizada pela estonteante Monica Bellucci. Durante a Segunda Guerra, um grupo de garotos de uma vila siciliana se apaixona pela mulher mais bonita do lugar. Malena é invejada por todas as outras, mas sua vida é marcada por grande sofrimento.
Um Sonho de Amor
Tilda Swinton em um filme italiano que retrata a burguesia milanesa onde um casal vive de um relacionamento de aparências. A hipocrisia afetiva da família é fermentada por uma vida de muito luxo, mas muito vazia. Até o dia em que um elemento novo entra na rica vila de Milão. Um cozinheiro que se aproxima de um dos filhos da protagonista vai balançar seu coração.
A Grande Beleza
Paolo Sorrentino levou pra casa o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2014 com a excêntrica história do escritor Jep Gambardella, que durante um verão resolve refletir sobre sua vida até então. O filme mostra alguns dos lugares mais maravilhosos de Roma.
Vincere
O filme do diretor Marco Bellocchio é uma produção histórica que fala sobre a vida de Benito Mussolini com a mulher Ida Dalser e do amor não correspondido por ele. O romance tormentado deu origem ao filho que o próprio Mussolini internou em um manicômio. A produção ganhou oito David di Donatello.
A Estrela Imaginária
Gianni Amelio dirige Sergio Castellitto neste filme muito sensível que mostra a história de um engenheiro italiano que viaja para a China em busca de uma peça de um forno. Com a ajuda de uma intérprete, ele descobre muito mais que um mundo novo nas paisagens rurais fora dos esquemas. É uma viagem que ele faz dentro de si mesmo.
Leia mais sobre o cinema italiano
5 clássicos do cinema italiano que você tem que assistir
Filmes e diretores italianos: aprendendo com o cinema