5 curiosidades sobre a Praça São Marcos

O maior cartão postal de Veneza causa verdadeiro estupor. Chegar à Praça São Marcos é emocionante seja para quem a vê para primeira vez, que para quem passa por lá com certa frequência. A grandiosidade da Basílica e o imponente conjunto arquitetônico que a circunda fizeram com que não só a praça, mas toda a cidade e sua laguna figurassem a partir de 1987 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Difícil concentrar-se nos detalhes tendo a frente um dos lugares mais bonitos do mundo. Mas a praça tem muitos aspectos únicos e curiosos. Resolvi listar 5 deles para que na sua próxima ida a Veneza você repare bem nestes detalhes e entenda melhor a história.

1 – Os cavalos de bronze de São Marcos

5 curiosidades sobre a praça são marcos

Na fachada central da Basílica de São Marcos, estão posicionados os quatro cavalos de bronze que fizeram uma longa viagem antes de chegarem a Veneza. Em origem acredita-se que eles sejam de época romana, mas adornavam o hipódromo de Constantinopla antes que os venezianos saqueassem a cidade e levassem-nos embora, em 1204, durante a IV Cruzada. Em 1254, os cavalos foram posicionados no terraço da Basílica de São Marcos, onde ficaram até 1797, quando Napoleão invadiu a cidade e os levou para Paris. Eles serviram de inspiração para os cavalos do Arco do Triunfo do Carrossel. Finalmente em 1815, após a Batalha de Waterloo, os cavalos voltaram à Serenissima. Hoje os cavalos originais estão no Museu da Basílica para proteger-los da poluição e riscos. No terraço da basílica estão as cópias idênticas.

2 – Os Tetrarcas

5 curiosidades sobre a praça são marcos (2)

Na lateral da Basílica de São Marcos, esta estranha escultura chama a atenção. Uma escultura retrata quatro homens, abraçados dois a dois com ar bem misterioso. A peça também foi trazida de Constantinopla no mesmo período dos cavalos e existem algumas histórias sobre sua origem. Popularmente os venezianos os chamam de os quatro ladrões porque segundo a lenda, eles representam quatro homens que foram petrificados no momento que tentavam roubar os tesouros de São Marcos. A interpretação mais aceitável é de que representem os comandantes do Império Romano divididos entre império do Oriente e império do Ocidente. Seriam Diocleziano, Massimiliano, Galerio e Costanzo.

3 – A Torre do Relógio

5 curiosidades sobre a praça são marcos

Um dos elementos mais interessantes da Praça São Marcos, a Torre possui um relógio construído no século XV, que à época indicava informações importantes aos navios que partiam do bacino de São Marcos em direção ao Oriente. O relógio indica horas, meses, fases lunares e signos do zodíaco. Em cima do relógio, estão as estátuas em bronze de dois homens, conhecidos como i mori di Venezia. São eles que por meio de um mecanismo se movem e batem os sinos do relógio. Reparem que um moro tem barba e aparência mais velha e o outro é mais jovem. Eles representam o passado e o futuro. O moro velho bate o sino dois minutos antes da hora certa e o moro jovem dois minutos depois.

4 – O Leão de São Marcos

5 curiosidades sobre a praça são marcos (3)

O leão alado é o símbolo de Veneza e é encontrado nas praças de todas as cidades que estiveram sob domínio da República Vêneta. Na Praça São Marcos são pelo menos 14 os leões alados. A pracinha que fica ao lado da igreja é o lugar preferido para quem quer tirar uma foto com o uma das estátuas. O leão é representado com o livro do evangelho aberto, com a escrita Pax Tibi Marce Evangelista Meus, Paz a te, Marcos, meu evangelista. Diz a lenda que um anjo teria dito estas palavras a São Marcos quando ele se encontrava na laguna, anunciando assim, que ali o evangelista encontraria repouso eterno. O leão alado simboliza a força da palavra do evangelista.

5 – As esculturas nas esquinas do Palazzo Ducale

5 curiosidades sobre a praça são marcos

As três esquinas do Palazzo Ducale, que dão para praça e para o bacino de São Marcos, possuem esculturas muito interessantes. A decoração do palácio e suas janelas, em estilo gótico veneziano, parece uma renda e deixa todo mundo de boca aberta. Mas você não pode deixar de reparar as três esculturas, que também impressionam. São elas: O Juízo de Salomão, Adão e Eva com a serpente e a Embriaguez de Noé.
Na sua próxima viagem a Veneza, depois de passado o inicial estupor pela beleza impressionante do conjunto, não deixe de observar estes cinco elementos curiosos. Conhecer estas e outras informações sobre a cidade, torna a sua experiência ainda mais rica.
13 comments
Previous Post
Next Post