5 curiosidades sobre a Basílica de São Marcos

O sentimento de estupor que toma conta de quem sai das ruazinhas estreitas de Veneza e adentra a imponente praça São Marcos é algo indescritível. A surpresa é tamanha que alguns detalhes passam em segundo plano. A verdade é que muito da história da basílica não é plenamente explicado nos livros e guias sobre a cidade. Reuni 5 curiosidades pra você ficar de olho quando passar por São Marcos.

 

1 – O único mosaico original da fachada

5 curiosidades da basilica sao marcos

Certamente o que mais impressiona na Basílica de São Marcos é a quantidade de mosaicos que cobre a igreja. Do pavimento às paredes e ao teto, a técnica do mosaico foi utilizada em grande escala durante os anos de construção da basílica. A maestria dos artesãos bizantinos foi passada aos venezianos e juntos eles criaram uma das maiores obras de arte em mosaico. Na fachada externa de São Marcos somente um dos mosaicos permaneceu como sua forma original, do século XIII. Os mosaicos posicionados em cima dos portões contam sobre a chegada do corpo de São Marcos em Veneza. Posicionado de frente à igreja, repare no primeiro mosaico à esquerda. Ele representa a procissão que levou o corpo do santo até a basílica e é o único mosaico da fachada original elaborado no século XIII. Todos os outros foram refeitos entre os séculos XVII e XIX, respeitando porém a iconografia original.

2 – A Anunciação na fachada

5 curiosidades da basilica sao marcos2

Veneza tem uma relação especial com a representação da anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. A anunciação ocorreu no dia 25 de março, exatamente 9 meses antes do nascimento de Cristo. Veneza foi fundada na mesma data, 25 de março de 421 e na cidade encontram-se diversas representações da anunciação à Virgem. Em São Marcos, a Virgem é representada na última estátua à direita. No extremo oposto é possível ver a estátua do Arcanjo Gabriel, a primeira à direita. Os dois são posicionados de modo que olhem um para o outro.

3 – A dança de Salomé no mosaico do batistério

5 curiosidades da basilica sao marcos3

Os mosaicos localizados no batistério contam a história de São João Batista. Um dos detalhes mais interessantes é a representação da dança de Salomé. Em seus relatos, São Marcos descreve uma festa no palácio de Herodes Antipas onde Salomé dança para ele, que, entusiasmado, oferece uma recompensa para a sobrinha. Instruída pela mãe, Herodias, que odiava João Batista, Salomé pede ao tio a cabeça do homem em uma bandeja. O mosaico, realizado no século XIV, mostra Salomé que segura a cabeça de João Batista decapitada.

4 – O coração do doge no pavimento da Basílica

5 curiosidades da basilica sao marcos4

Saindo da Pala d’Oro, próximo à urna onde ficam os restos mortais de São Marcos, fique de olho no pavimento. Uma pedra completamente diferente de todas as outras vai chamar a sua atenção. Um coração com o chapéu de doge. A pedra indica que bem ali embaixo foi enterrado o coração do doge Francesco Erizzo (1566-1646). Seu pedido era que seu coração fosse colocado na basílica e o resto do corpo na igreja de São Martim de Castello, perto do lugar onde ele nasceu. Abaixo do chapéu do doge o detalhe preto preto representa um ouriço, símbolo da família Erizzo. Em italiano ouriço se diz “riccio”, um nome muito parecido com o sobrenome da família do doge.

5 – Tetrarchi

5-curiosidades-sobre-a-praça-são-marcos5

Na lateral da Basílica de São Marcos, esta estranha escultura chama a atenção. Ela retrata quatro homens, abraçados dois a dois com ar bem misterioso. A peça também foi trazida de Constantinopla e existem algumas histórias sobre sua origem. Popularmente os venezianos os chamam de os quatro ladrões porque segundo a lenda, eles representam quatro homens que foram petrificados no momento que tentavam roubar os tesouros de São Marcos. A interpretação mais aceitável é de que representem os comandantes do Império Romano divididos entre império do Oriente e império do Ocidente. Seriam Diocleziano, Massimiliano, Galerio e Costanzo.

Leia sobre as 5 curiosidades da Praça São Marcos

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

Fotos internet e Itália per Amore

4 comments
Previous Post
Next Post