3 – De mãos dadas pela Giudecca
Das ilhas mais conhecidas de Veneza, Torcello é a mais peculiar. Hoje possui apenas 10 habitantes(dado de 2014), mas antigamente foi um importante centro, com cerca de 1000 habitantes, sete igrejas, escolas e toda uma infraestrutura. A ilha é um verdadeiro oásis para quem quer fugir da confusão das calles de Veneza. Não deixe de visitar a catedral de Santa Maria Assunta, erguida no ano de 639, que possui mosaicos esplêndidos.
6 – Caminhada pelas antigas videiras do doge
Bem pertinho de Torcello e de Burano está a ilha de Mazzorbo. Há poucos anos um empresário do setor vinícola recuperou um antigo vinhedo que produzia um dos vinhos mais apreciados pelos doges de Veneza. Hoje é possível passear entre as videiras e conhecer o Venissa, o restaurante do produtor do vinho que leva o mesmo nome. A entrada ao jardim e às videiras é aberta.
7 – Ensaio fotográfico nas casas coloridas de Burano
Não existe paisagem mais sugestiva para registrar um passeio a dois. A lenda diz que os pescadores de Burano pintavam suas casas cada uma de sua cor para que na volta da pesca pudessem reconhecê-las de longe, mesmo com a neblina recorrente do inverno. A vida na ilha é lenta e as portas e janelas das casas muitas vezes estão abertas. Um ensaio fotográfico por aqui, coroa qualquer viagem romântica.
8 – Uma visita a um palácio histórico
Os palácios históricos do Canal Grande recriam a atmosfera de outros tempos da sociedade veneziana. Além da arquitetura característica, eles conservam dentro afrescos e mobiliários de época permitindo os visitantes a se sentirem de volta ao passado. Alguns dos mais belos palácios históricos sediam muitos museus interessantes, com acervos diversos. A Ca’ Rezzonico conserva as obras do período do século XVIII, o Palazzo Mocenigo tem parte dedicada à moda. A Ca’ Pesaro é sede do museu de arte moderna. Além da Ca’ d’ Oro que é considerada um dos palácios mais belos de Veneza.
9 – Pic-nic de frente para o canal
Os cantinhos de Veneza são especiais. Entrando em algum beco, você foge da multidão de turistas e encontra lugares incríveis. Um dos meus preferidos é o Rio delle Muneghette, que fica bem atrás de uma conhecida atração da cidade, a Scuola Grande di San Rocco. Leve uma toalha, uma garrafa de vinho, frutas e petiscos e aproveite o momento.
10 – Perder-se pelas ruas do bairro de Castello
É unânime o pensamento de que perder-se em Veneza é encontrar o fascínio da cidade. Minha dica é um passeio por Castello. O bairro, que é o maior da cidade, é também o mais afastado do burburinho. Ali vocês irão encontrar as típicas casas com roupas estendidas no varal com cheirinho de limpo. Aproveite para ver o Arsenal e fazer um passeio romântico pelos jardins da Bienal.
E se depois disso tudo, você quiser se entregar aos clichês, faça um belo passeio de gôndola e aproveite a música dos cafés da Praça São Marcos para dançar. Em Veneza vale tudo em nome do amor!