10 programas românticos, mas não óbvios, para fazer em Veneza

Veneza por si só é puro romantismo. Escutei de uma pessoa outro dia sua experiência sobre a cidade: “Saí da estação de trens e imediatamente me senti em uma pintura”. Fonte de inspiração de escritores e poetas, palco de aventuras e histórias de amor, Veneza exala romantismo e é a cidade ideal para uma viagem a dois. Mas onde experimentar o romantismo da cidade sem cair no óbvio? Separei 10 lugares e experiências para quem quer viver a cidade em atmosfera de sonho, sem precisar apelar aos lugares-comuns. Confiram:

1 – Canal Grande para íntimos

programas românticos em veneza

Acorde cedo e vá até o Mercado de Rialto. Não se assuste com a confusão dos vendedores de peixe, frutas e verduras que naquele momento preparam os produtos em suas bancas. Siga até a Erberie, uma espécie de praça que fica bem ao lado do mercado. Ali você vai encontrar uma das vistas mais românticas do Canal Grande sentados no pier das gôndolas e embarcações. Certamente irá contar com a companhia das gaivotas, que deixam o cenário ainda mais sugestivo.

2 – Veneza do alto

programas românticos em veneza

Atravesse o bacino de San Marco em direção à Isola di San Giorgio (Ilha de São Jorge), a ilha que fica bem em frente à Praça São Marcos. Explore a igreja de San Giorgio, projetada por Andrea Palladio e suba no campanário. De lá vocês terão uma das vistas panorâmicas mais bonitas de VenezaNos dias mais bonitos em que o céu está límpido, é possível ver diversas ilhas e até os alpes. Dali tem-se uma visão a 360 graus de Veneza. É incrível, pois é o ponto mais panorâmico da cidade.

3 – De mãos dadas pela Giudecca

programas românticos em veneza
A Giudecca é a outra ilha que fica em frente à Praça São Marcos. Um passeio agradável e romântico para quem prefere o sossego. Percorrê-la do início até o fim te permite admirar o outro lado da cidade e vê-la refletida em algumas fachadas e lojas com vidros espelhados. Não deixe de entrar na igreja do Redentor, outra obra esplêndida de Palladio.

4 – Aperitivo com vista

programas românticos veneza
Foto divulgação
 O Skyline Rooftop bar fica no último andar do Hotel Hilton, que por sua vez fica no Mulino Stucky, uma antiga construção industrial na Giudecca. É um dos bares mais exclusivos da cidade, mas o ambiente é informal e moderno. Tomar um drink por aqui admirando a cidade do alto é uma experiência pra lá de romântica. Leia o post sobre este lugar incrível.

5 – Um passeio pela ilha de Torcello

programas românticos em veneza

Das ilhas mais conhecidas de Veneza, Torcello é a mais peculiar. Hoje possui apenas 10 habitantes(dado de 2014), mas antigamente foi um importante centro, com cerca de 1000 habitantes, sete igrejas, escolas e toda uma infraestrutura. A ilha é um verdadeiro oásis para quem quer fugir da confusão das calles de Veneza. Não deixe de visitar a catedral de Santa Maria Assunta, erguida no ano de 639, que possui mosaicos esplêndidos.

6 – Caminhada pelas antigas videiras do doge

programas românticos em veneza

Bem pertinho de Torcello e de Burano está a ilha de Mazzorbo. Há poucos anos um empresário do setor vinícola recuperou um antigo vinhedo que produzia um dos vinhos mais apreciados pelos doges de Veneza. Hoje é possível passear entre as videiras e conhecer o Venissa, o restaurante do produtor do vinho que leva o mesmo nome. A entrada ao jardim e às videiras é aberta.

7 – Ensaio fotográfico nas casas coloridas de Burano

programas românticos em veneza

Não existe paisagem mais sugestiva para registrar um passeio a dois. A lenda diz que os pescadores de Burano pintavam suas casas cada uma de sua cor para que na volta da pesca pudessem reconhecê-las de longe, mesmo com a neblina recorrente do inverno. A vida na ilha é lenta e as portas e janelas das casas muitas vezes estão abertas. Um ensaio fotográfico por aqui, coroa qualquer viagem romântica.

8 – Jantar romântico em um palácio histórico

????????????????????????????????????

Os palácios históricos do Canal Grande são recriam a atmosfera de outros tempos da sociedade veneziana. Além da arquitetura característica, eles conservam dentro afrescos e mobiliários de época permitindo os visitantes a se sentirem de volta ao passado. O Palazzetto Pisani foi erguido no século XVI por Alvisi Pisani, proprietário de um dos bancos da região de Rialto. Se você já passou pelo Canal Grande possivelmente terá visto o palácio, que fica entre a Academia e São Marco. Um jantar à luz de velas nesta construção histórica é o momento ideal para um pedido de casamento ou uma comemoração especial.

9 – Pic-nic de frente para o canal

programas românticos em veneza (2)

Os cantinhos de Veneza são especiais. Entrando em algum beco, você foge da multidão de turistas e encontra lugares incríveis. Um dos meus preferidos é o Rio delle Muneghette, que fica bem atrás de uma conhecida atração da cidade, a Scuola Grande di San Rocco. Leve uma toalha, uma garrafa de vinho, frutas e petiscos e aproveite o momento.

10 – Perder-se pelas ruas do bairro de Castello

programas românticos em veneza

É unânime o pensamento de que perder-se em Veneza é encontrar o fascínio da cidade. Minha dica é um passeio por Castello. O bairro, que é o maior da cidade, é também o mais afastado do burburinho. Ali vocês irão encontrar as típicas casas com roupas estendidas no varal com cheirinho de limpo. Aproveite para ver o Arsenal e fazer um passeio romântico pelos jardins da Bienal.

E se depois disso tudo, você quiser se entregar aos clichês, faça um belo passeio de gôndola e aproveite a música dos cafés da Praça São Marcos para dançar. Em Veneza vale tudo em nome do amor!

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

8 comments
Previous Post
Next Post